A dúvida é frequente na hora de comprar uma impressora: qual é melhor, jato de tinta ou laser? A resposta, é claro, varia de acordo com a necessidade de quem compra, afinal cada um dos sistemas opera com uma tecnologia distinta.

As impressoras a jato de tinta são as mais difundidas no mercado. Elas utilizam esguichos de pequenas gotas de tinta para formar as imagens. De modo geral, os esguichos são produzidos pela cabeça de impressão que se movimenta para frente e para trás para colorir o papel. O modelo mais comum de impressora utiliza quatro cartuchos, nas cores preto, amarelo, magenta e ciano – conhecidas pela sigla CMYK.

Já as impressoras a laser imprimem através de um cilindro giratório que se localiza dentro da máquina. Esse cilindro, que recebe uma carga elétrica positiva, é atingido por um laser, também no interior da impressora, que marca determinados pontos através da retirada desta carga positiva. Esses pontos sem carga recebem a tinta do toner. O papel então entra na impressora e passa pelo cilindro, retendo a tinta daqueles locais marcados pelo laser para formar a imagem final.

 1_480_640_http-__i.haymarket.net.au_News_inkjet-vs-laser-printer

Preço da impressora

As impressoras a jato de tinta costumam ter preço bastante inferior às máquinas a laser. É comum que fabricantes de impressoras a jato de tinta vendam seus produtos a preços, às vezes, mais baixos que os de se comprar um set de cartuchos. A proposta é obter lucro na venda da reposição de tinta e não na da máquina. Já as impressoras a laser costumam sair mais caras, mesmo as versões em P&B. Se você está com um orçamento apertado e não pretende gastar muito na compra de uma impressora, sem dúvida irá encontrar modelos mais acessíveis de máquinas a jato de tinta.

Velocidade

As impressoras a laser, devido à tecnologia de toner, conseguem imprimir grandes quantidades em menos tempo. A máquina guarda a informação de onde o laser deve marcar o cilindro, então, quando um novo papel entra no sistema, basta apenas passar pelo cilindro coberto com tinta do tonner. Já as impressoras a jato de tinta, que precisam disparar inúmeros esguichos precisos para formar as imagens, irão demorar mais para imprimir uma grande quantidade de material. Se a sua prioridade é velocidade para impressão de muito material, impressoras a laser irão atender com mais eficiência.

Harrier_main_03_feature_01

 

Preço da tinta

Comprar cartuchos para impressoras a jato de tinta, ainda que relativamente caros em comparação ao custo da máquina, costuma sair mais barato que adquirir toner para impressoras a laser. Entretanto, o rendimento do toner é melhor para imprimir grandes quantidades de material, já que a tecnologia gasta menos tinta por impressão. A escolha depende da sua prioridade. O custo inicial de tinta para impressoras a jato de tinta é melhor, entretanto, a longo prazo, impressoras a laser costumam ser mais vantajosas sobretudo para quem imprime grande quantidade de material.

Qualidade das cores

A qualidade da impressão de cores costuma ser superior em impressoras a jato de tinta, sendo as mais indicadas para impressão de fotografias ou materiais de design e ilustração, por exemplo. No entanto, impressões a jato de tinta são mais suscetíveis à ação da água e umidade, que podem desbotar a impressão. Neste caso, a impressão a laser costuma gerar um material mais resistente, o que é indicado para materiais a serem arquivados ou documentos e mesmo para peças que sejam utilizadas em locais sujeitos a condições ambientais como chuva, neblina e umidade intensa.

Cis1

 Papel

As impressoras a jato de tinta se adaptam a uma variedade maior de papeis para impressão que as máquinas a laser, que precisam de material que resista ao calor gerado pelo processo de impressão. Entretanto, é bom ressaltar que ambos os modelos irão gerar imagens melhores de acordo com a qualidade do papel usado. Pesquise quais os materiais são indicados pelos fabricantes de cada impressora e adquira produtos de boa qualidade. A qualidade final e a durabilidade do material impresso podem compensar o aumento no custo de compra do papel.

multifuncional_jato_de_tinta_hp_deskjet_3516_2

Decida de acordo com o seu perfil

A nossa sugestão é que você escolha de acordo com a sua necessidade. Pessoas que desejam ter uma impressora em casa, para impressões ocasionais, podem optar por uma impressora a jato de tinta, já que o investimento inicial será menor e a qualidade da impressão de fotografias e imagens com muitas cores é maior. Já quem deseja imprimir grande quantidade de material, por exemplo em escritórios, pode se adaptar melhor a um modelo a laser, que irá imprimir mais rapidamente e economizar tinta. A regra é escolher conforme as suas prioridades.

Você ainda pode completar a sua escolha com modelos que possuam tecnologia wireless oubluetooth, que eliminam a necessidade de cabos para conectar a máquina à rede. Há ainda modelos que comportam entrada de pen drivese máquinas integrados com telefone, fax e outros serviços, as chamadas impressoras multifuncionais.
Lembre-se que em caso de dúvidas, uma visita a uma boa loja e uma conversa com um técnico ou vendedor de confiança são ótimas para ajudar na escolha. Boas compras!

Comentários

Comentários